26 de mar. de 2012

O Palácio de Inverno



Estava louca para vir escrever sobre esse romance muitos antes de tê-lo terminado... Mas esperei, esperei até chegar à última página dele, à última palavra... E agora aqui estou, sem palavras, ou pelo menos, sem encontrar aquelas que darão conta de expressar o que li e senti, que é quase indescritível...

O Palácio de Inverno é um daqueles livros cuja história continua na nossa cabeça mesmo ao fim de sua leitura (na minha está até agora)... Seus personagens são tão fortes, tão vivos, que somos capazes de nos sensibilizar com todas as suas emoções, sentindo suas angústias e tristezas, revivendo suas lembranças, pensando em seus destinos, testemunhando seu amor... É como se eu os conhecesse... Tanto que, antes mesmo dos parágrafos finais, eu já havia começado a chorar... E chorei por um bom tempo...

O protagonista do livro, Geórgui Jachmenev, é fictício (e maravilhoso), mas alguns personagens e acontecimentos históricos são bem reais: o último Czar da Rússia - Nicolau II, Rasputin, Winston Churchill, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Bolchevique... Jachmenev não só presencia esses eventos como convive em meio a essas figuras reais, o que torna tudo ainda mais interessante...

Uma história de amor que, em meio a muitas perdas, aos horrores da guerra, a lembranças e segredos que precisavam ser esquecidos, conseguiu se manter com toda a sua intensidade e encanto, tornando-se cada vez mais forte e inesquecível!!!

“...Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história...”

Um dos melhores livros que li na minha vida... Quando me perguntarem, aliás, ele vai ser sempre citado como um dos meus preferidos, sem pensar duas vezes... Leiam minha gente, do fundo do meu coração: LEIAM!!! Porque é simplesmente uma história muito especial!!! Boa semana a todos vocês, muito amor e muita luz!!!

13 comentários:

  1. Alyne, suas dicas sempre são muito boas e nos provoca demais. Este romance tb quero ler.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Eliete!!! Esse romance é maravilhoso mesmo, acho que vais amar... Beijãooo

      Excluir
  2. Eu ainda não conhecia esse livro
    Mas fiquei bem curiosa e meus parabens pela resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo Angela!!! E obrigada, fiz a resenha de coração, tentando passar exatamente o que senti lendo o livro... Beijãoooo

      Excluir
  3. Oiii amiga!
    Deixa um link com o sorteio da clutch no teu blog para que as tuas leitoras também possam participar:

    http://mariliadalascio.blogspot.com.br/2012/03/aniversario-do-blog-sorteio.html

    Beijocas
    amo-te!

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Então menina, super fácil entrar no skoob!!! :)
    Viu, somos mesmo parecidas! rsrsrs E oq vc ta lendo agora?????
    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh amo o Geórgui.... tem uma frase do livro que eu coloquei até em destaque em um resenha do livro no Skoob...
    " Tinha acordado de um sonho intenso e colorido, daquele tipo que a gente quer guardar na memória para pensar nele mais tarde, mas que se desfaz e se dissolve silenciosamente, como açucar na água..."É um dos meus favoritos também Aliny.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Fer!!! O Georgui é um fofo mesmo, herói à moda antiga... Amei o livro num garu, sem explicação!!! Beijooo

    ResponderExcluir
  7. Minha querida! como é bom passar por aqui e receber tantas dicas, está falatndo tempo. Também adoro ler e tenho 10 na lista de espera, acabo comprando e empilhando aqui na minha mesa...preciso respirar fundo e me controlar! rsrsrsr...quanto à lavanda, tenho sim. Se quiseres me manda um email - claudiaroma@terra.com.br que combinamos como fazer...bjs e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Ei!

    Sua resenha só me fez querer ler mais ainda este livro. Adoro livros com história chicletes!

    Vou ter que comprar assim que encontrar uma promoção.

    Bjins

    ResponderExcluir
  9. Aliny! Só descobri seu blog maravilhoso HOJE, e estou me sentindo realizada com suas postagens! Mas você pode me dizer como é a narração de O Palácio de Inverno? Porque eu li O Menino do Pijama Listrado, e não gostei muito da narração, pra falar a verdade. Não quero comprar e me deparar com uma narração parecida! Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Marcela, obrigada pela visita e por falar que o blog é maravilhoso, hehe... Já vim conhecer seu blog e adorei, quero ler tudo com tempo... O Palácio de Inverno é maravilhoso, melhor que O Meenino do Pijama Listrado... A história é linda, um romance com história sabe??? Mas tem momentos tristes também... Mas depois de lê-lo, queria ler tudo o que era história da Rússia... Vale muito a pena... Beijãooo e seja sempre bem vinda!!!

    ResponderExcluir