24 de mar. de 2014

O Retorno



Oiiii minha gente!!! 
Então, quando pensei que viria falar sobre a leitura da vez, não deu tempo, porque me vi tão encantada e envolvida com a história, que ela começou e terminou sem que eu me desse conta... Não queria que ela terminasse, mas ao mesmo tempo não conseguia parar de ler... 

O Retorno mexeu comigo e está entre os melhores livros que já li na vida!!! E sei que isso é algo importante para se falar sobre um romance, mas a sensação que fiquei ao chegar no último parágrafo me deu essa certeza... Foi como se eu realmente conhecesse cada personagem, sentisse suas perdas e torcesse pelo seu merecido final feliz... Mas o destino reservou diferentes surpresas, alegrias e tristezas a cada um...

A autora, Victoria Hislop, é uma velha conhecida, dela já li A Ilha e foi motivada por essa obra e pelo estilo de sua criadora que comprei O Retorno há algum tempo... Porém esse foi sem dúvida o melhor momento para eu realizar minha leitura, já que a Espanha - com toda sua riqueza de história e cultura - já havia me seduzido como cenário em A Melhor História Está Por Vir (conteúdo do último post que escrevi)...

O Retorno é intenso, forte, profundo... Grande parte do cenário de sua narrativa se passa durante a guerra civil que pontuou a Espanha entre 1936 e 1939 - uma batalha que destroçou e desgraçou o país e muitas famílias... Uma guerra que nos faz questionar o quanto o poder pode cegar o homem, fazendo com que ele deixe de enxergar a humanidade do outro, perdendo assim toda a sensibilidade e criando um estado de barbárie - sim porque é nisso, desumanidade e barbárie, que consiste uma guerra...

Olhem, é um livro que realmente toca a gente e que deixa sua marca em nossos pensamentos mesmo depois de chegar ao fim... LEIAM!!!!

Uma linda semana a todos!!! 
E um oizinho da minha Maria para as minhas amigas...



4 comentários:

  1. Ai gente, essa Maria é uma gostosa.
    Ela simplesmente roubou a cena do livro. Nem consigo pensar prestar atenção na sua resenha Ly, sorry! Hahahahahaha! Muito, muito fofinha.
    Dá um beijinho nela por mim? E fala que foi a tia Fer, =D
    Um beijo em vocês,

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofura a Maria, como cresceu!

    Ly, sobre o livro lá no meu blog, dá para ler mesmo sem ter lido as Brumas, mas se você conhecer a saga do Rei Arthur e das Sacerdotisas, vai aproveitar melhor.

    É, são 4 volumes o Brumas de Avalon!

    Mas uma aventura inesquecível…uma saga que abrange várias gerações de Reis, Rainhas e principalmente de Sacerdotes e Sacerdotisas do antigo druidismo, e de como o cristianismo tentou apagar a antiga religião local.
    Com tudo o que tem os romances de cavalaria: honra, traição, amor, guerras, religiosidade...
    Se você gosta do gênero é demais…
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  3. Aliny, me desculpe, mas não consegui me concentrar no que vc escreveu...só prestei atenção na Maria. Que fofura!!! que carinha mais sapeca!!! Linda demais!!!

    Pegando carona no comentário da Cristiane, eu já li As Brumas de Avalon e me deliciei, adoro livros sobre a era medieval. Agora estou lendo Rei do Inverno de Bernard Cornwell que conta a história do Rei Arthur. Estou devorando o livro!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ly, que coisa mais linda, meu Deus que delicinhaaaaa, agora que já namorei bem a foto vou lá ler a resenha kkkk roubou a cena mesmo....não adiantou colocar a foto embaixo...
    Ly, comprei os dois livros e ganhei do filhão As meninas do quarto 28, tenho muito que ler, mas já anotei esse, adorei a resenha e merece entrar no começo da lista.
    Um beijão em voces duas e uma belíssima semana para voces.

    ResponderExcluir